quarta-feira, 1 de julho de 2015

Reading Challenge: Minhas Leituras. #2




Olá! Vamos conferir mais algumas leituras:


7º Um livro banido


Título: A revolução dos bichos
Autor: George Orwell
Ano: 2007
Páginas: 152
Classificação: 5/5  

 Sinopse:
A Revolução dos Bichos - Verdadeiro clássico moderno, concebido por um dos mais influentes escritores do século 20, "A Revolução dos Bichos" é uma fábula sobre o poder. Narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos. Progressivamente, porém, a revolução degenera numa tirania ainda mais opressiva que a dos humanos

Escrita em plena Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945 depois de ter sido rejeitada por várias editoras, essa pequena narrativa causou desconforto ao satirizar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista.

De fato, são claras as referências: o despótico Napoleão seria Stálin, o banido Bola-de-Neve seria Trotsky, e os eventos políticos - expurgos, instituição de um estado policial, deturpação tendenciosa da História - mimetizam os que estavam em curso na União Soviética.

Com o acirramento da Guerra Fria, as mesmas razões que causaram constrangimento na época de sua publicação levaram A Revolução Dos Bichos a ser amplamente usada pelo Ocidente nas décadas seguintes como arma ideológica contra o comunismo. O próprio Orwell, adepto do socialismo e inimigo de qualquer forma de manipulação política, sentiu-se incomodado com a utilização de sua fábula como panfleto.


"Quatro patas bom, duas patas ruim".

" O homem é a única criatura que consome sem produzir...
mesmo assim, é o senhor de todos animais".



8º Um livro escrito originalmente em outra língua.


Título: The True Story of Romeo and Juliet
Autor: Eduardo Amos
Ano: 1995
Páginas: 32
Classificação:  3/5



Sinopse: 
Neste livro conta-se a verdadeira história de Romeu e Julieta, desde o início até o o triste final. É uma história contemporânea, divertida e que desconstrói totalmente a trama de William Shakespeare.  




"Your words are music to my ears and lighten my heart"



9º  Um livro com um número no título


Título: 1808
Autor: Laurentino Gomes
Ano: 2012
Páginas: 367
Classificação: 4/5

Sinopse:
Após lançar o livro 1808 o jornalista Laurentino Gomes vai além e agora traz aos jovens leitores a chance de embarcarem, como muitos adultos já fizeram, na viagem rumo ao começo do século XIX. Assim, eles poderão entender o Brasil de duzentos anos atrás, e a importância dele para a nação que somos hoje. Com as ilustrações da consagrada artista plástica Rita Bromberg Brugger, o livro, que já é convidativo em sua versão original, torna-se irresistível. Ao contrário da jornada perigosa e incômoda que a família real portuguesa teve de encarar em sua fuga para o Brasil através do Oceano Atlântico, esta viagem literária por um dos mais importantes episódios da história do Brasil e de Portugal promete ser muito agradável e prazerosa. Um verdadeiro cruzeiro de luxo. Sem a ameaça de tempestades, infestações de piolhos ou ataques de piratas. E, o que é ainda melhor, sem nem mesmo precisar sair do lugar. 


"Quem furta pouco é ladrão
Quem furta muito é barão
Quem mais furta e esconde
Passa de barão á visconde".



10º Um romance clássico


Título: Orgulho e Preconceito
Autor: Jane Austen
Ano: 2006
Páginas: 316
Classificação: 4/5  


Sinopse:
Na Inglaterra do final do século XVIII, as possibilidades de ascensão social eram limitadas para uma mulher sem dote. Elizabeth Bennet, de vinte anos, uma das cinco filhas de um espirituoso, mas imprudente senhor, no entanto, é um novo tipo de heroína, que não precisará de estereótipos femininos para conquistar o nobre Fitzwilliam Darcy e defender suas posições com perfeita lucidez de uma filósofa liberal da província. Lizzy é uma espécie de Cinderela esclarecida, iluminista, protofeminista. Neste livro, Jane Austen faz também uma crítica à futilidade das mulheres na voz dessa admirável heroína — recompensada, ao final, com uma felicidade que não lhe parecia possível na classe em que nasceu.





 " Em vão tenho lutado comigo mesmo, nada consegui. 
Mas sentimentos não podem ser suprimidos, 
e preciso que me permita dizer-lhe que eu a admiro e amo ardentemente "




11º Um livro com antônimos no título


Título: Morte e vida Severina e outros poemas
Autor: João Cabral de Melo Neto
Ano: 2007
Páginas: 176
Classificação: 4/5  

Sinopse:
 Coletânea de poemas - O Rio (1953), Morte e Vida Severina (1954-55), Paisagens com Figuras (1955) e Uma Faca sem Lâmina (1955) - de João Cabral de Melo Neto publicados na década de 1950. Para Cabral, esta década foi crucial para a consolidação da linguagem que viria a refinar nos anos seguintes. No poema O Rio, Cabral trata do rio Capibaribe e de seu povo, só que, desta vez, sob uma ótica mais documental e narrativa. Já Morte e vida Severina, publicado pela primeira vez em 1956, é a obra mais popular e social do poeta. Retrata a fuga da seca de retirantes que seguem o curso do rio Capibaribe. Encenada dez anos depois de sua publicação, com música de Chico Buarque, recebeu diversos prêmios, como o do Festival de Nancy, na França. Em Paisagens com Figuras (1955), o poeta mescla, nos poemas, descrições das paisagens de Pernambuco e da Espanha. Por fim, em Uma Faca sem Lâmina (1955), obra densa e excepcional, Cabral remete a um tema que lhe é caro: a composição poética.




"E se somos Severinos iguais em tudo na vida, morremos de morte igual,
 mesma morte severina: que é a morte de que se morre de velhice antes dos trinta,
 de emboscada antes dos vinte, de fome um pouco por dia."




12º Um livro escolhido apenas pela capa


Título:Teoria do amor
Autor: Halice FRS
Ano: 2014
Páginas: 409
Classificação: 5/5  + Favorito

Sinopse:

 Alex de Medeiros, cético quanto ao amor, não entende como uma pessoa se torna dependente de outra, afetivamente. Aos 39 anos é um solteiro convicto, ermitão por necessidade ocasional, vive numa casa afastada da civilização, onde não há eletricidade, água encanada, meios de comunicação nem veículos.

Maya Barreto, leitora aficionada, é uma romântica inveterada que não consegue imaginar a vida sem amor; mesmo os platônicos. Aos 26 anos decide investir num relacionamento e aceita passar suas férias visitando as cidades de Santa Catarina na companhia de William Reis, rapaz por quem é apaixonada secretamente há três anos. O que ela não contava era que William se envolvesse com uma desconhecida na primeira oportunidade. 

Por obra do destino, os caminhos de Alex e Maya se cruzam, obrigando-os a conviverem sob o mesmo teto por três dias. Até que a separação ocorra, ambos terão de aprender a lidar um com o outro. Tarefa nada fácil, uma vez que a atração surgida entre eles se assemelha à dos cães e gatos.

Fachada, pois desde o início Alex a considera uma mulher atraente. Maya, por sua vez, ao reparar que sob a casca grossa do ogro existe um homem culto, atencioso e educado, sente os primeiros sinais do seu interesse. 
Seria possível que estes opostos reconhecessem a atração e cedessem ao que ditava seus corações?
Teoria do Amor é um livro único, contêm tema adulto, toques de humor e drama leve.


Eu estava de bobeira, e esta capa fofa me chamou atenção no Kindle. Foi uma grande surpresa, não conseguia parar de ler, amei do começo ao fim. Achei a capa tão divertida que resolvi coloca-lá neste item. Super recomendo!





"Certas coisas quando estragam, não tem conserto. 
E confiança é uma delas."




Beijos. Até mais....




Nenhum comentário:

Postar um comentário