quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Diálogos impossíveis - Luis Fernando Veríssimo.


Diálogos Impossíveis


Título: Diálogos impossíveis
Autor: Luis Fernando Veríssimo
Editora: Objetiva
Classificação: 4/5


Sinopse:
Drácula e Batman discutem no asilo. Robespierre tenta subornar o carrasco. Goya e Picasso conversam sob o sol da Côte d’Azur. Juvenal planeja matar a mulher, Marinei, que o despreza. A recém-casada Heleninha pede conselhos ao urso de pelúcia. Qual um existencialista dotado de senso de humor, Verissimo persegue em suas crônicas o absurdo que marca a existência humana – salvo engano, a única que se preocupa com o seu propósito, o seu término e se alguém está falando demais na hora do pôquer. Em nenhum momento essa maldição se torna mais evidente do que na hora em que o homem abre a boca. Então, o que era para comunicar acaba é “estrumbicando”. Nas crônicas reunidas neste volume, Luis Fernando Veríssimo escreve sobre impossibilidade, incomunicabilidade e mal-entendidos. Escreve, enfim, sobre a vida.
Escolhi esse livro na categoria "Livros premiados", porém ele se encaixou em temas de outros desafios. Além de que eu gosto muito dos livros do Veríssimo, acho sua escrita muito simples e divertida então aproveitei. 
Realizei a leitura em apenas um dia, os contos são bem divertidos e me peguei várias vezes rindo sozinha. Selecionei alguns preferidos e escolhi um para postar aqui:


O conselheiro

João riu muito quando a Heleninha contou que tinha um ursinho de estimação sem o qual não saberia viver e que ele se chamava Tedi.
- Vá se acostumando - disse a futura sogra ao João, dias antes do casamento, depois de a Heleninha revelar que levaria o Tedi na lua-de-mel.
- Ela não larga esse ursinho. Desde menininha.
E Heleninha levou o ursinho de estimação na lua-de-mel. E colocou o ursinho na cama do casal depois de voltarem da lua-de-mel e se instalarem no apartamento novo. E João não se cansava de olhar a nova mulher dormindo abraçada ao seu ursinho. Bonito, aquilo. Heleninha, no fundo, ainda era uma criança.
O ursinho era a segurança de Heleninha. Era o seu apego à infância e às suas doces ingenuidades. E o seu confidente. E o seu conselheiro.
- Ah, é? - sorriu João. - Você conta todos os seus segredos para o Tedi?
- Conto.
- E ele lhe dá conselhos?
- Dá.
- Um dia vou ter que ter uma conversa com esse ursinho...
- Ele não fala com qualquer um - disse Heleninha, séria.
João deu uma boa risada. Mas Heleninha continuou séria. Estava sentida. O marido estava fazendo pouco dela. Estava tratando-a como a uma criança. No dia seguinte, Heleninha pediu para João ir dormir na sala.
- Porquê?
- O Tedi acha que será melhor para o nosso casamento.
A sogra recomendou ao João que tivesse paciência. Na verdade, durante toda a infância e a adolescência de Heleninha, os conselhos que ela atribuía ao Tedi tinham se revelado muito sensatos. A própria escolha do João como marido fora do Tedi, segundo Heleninha. João entendia do mercado de capitais. Ficaria rico, comprando e vendendo na hora certa. Daria uma boa vida a Heleninha, na opinião do Tedi. Estava passando por dificuldades no momento, mas quem não estava no seu ramo? Era só recomeçar a fazer as escolhas certas e voltaria a ter sucesso no mercado de capitais. Segundo o Tedi.
João resistiu à conclusão de que toda a família era louca e decidiu que o jeito era conquistar a boa vontade do Tedi.
Mas como? Nem todo o amor que sentia por Heleninha o faria puxar conversa com um ursinho de estimação. Que, além de tudo, não falava com qualquer um. O que fazer? Resolveu pedir a Heleninha que lhe transmitisse as instruções do Tedi sobre quando e o que comprar e quando e o que vender. E, seguindo os conselhos do Tedi, João voltou a ganhar dinheiro.
João não comenta com ninguém do ramo o segredo do seu sucesso. Nem acredita que são os conselhos do Tedi os responsáveis pela sua recuperação. É tudo coincidência, claro. Mas o mercado está de um jeito, raciocina, que deve-se aceitar ajuda de onde vier.
E pelo menos o Tedi o deixou voltar para a cama da Heleninha.




Recomendo a leitura, esse livro serviu para mesclar um pouco das leituras atuais. Vale muito a pena.



Esse livro participa dos seguintes desafios:

  • Desafio Blog da Clauo: Premiados ou indicados.
  • Desafio DML - Um livro que comece com a letra do seu nome.
  • Desafio IDY 2.0: Ler em 1 dia.



Link do conto: http://expresso.sapo.pt/opiniao/opiniao_luis_fernado_verissimo/o-conselheiro=f528479




Beijinhos....

Nenhum comentário:

Postar um comentário