segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Os Miseráveis - Victor Hugo


Os Miseráveis

Título: Os Miseráveis
Autor: Victor Hugo
Editora: Moderna
Classificação: 5/5       +Favorito

Sinopse:
Após cumprir pena de trabalhos forçados por quase vinte anos, Jean Valjean é posto em liberdade. Seu coração está cheio de ódio e rancor. Sem ser aceito em nenhum lugar, encontra abrigo na casa do bispo, que lhe oferece comida e pouso. Mas a amargura e a revolta que traz no coração fazem com que Jean Valjean não reconheça a generosidade recebida.
A partir desse acontecimento, Jean Valjean vai descobrir uma fé que julgava morta dentro dele, e qualidades que também desconhecia haver em si próprio.


Eu li esse livro pela primeira vez aos 11 anos, ganhei um kit na escola e um deles era "Os Miseráveis". Já que naquela época eu não tinha muitas opções de leitura, reli várias vezes, mas os anos foram passando e fiquei apenas com a lembrança dos fatos, da história.

Então, um dos temas propostos no desafio IDY 2.0 é "Relembre a infância" e aproveitei a chance de reler mais uma vez, porém 13 anos mais tarde.

Sinceramente, só lembrava que havia um homem chamado Jean e uma menina,mas não me recordava da trama, enquanto realizava a leitura percebi que eu estava bem esquecida, em contraponto, lembrei porque o fiz dele um dos meus livros favoritos.

É um livro fácil, leve e rápido de se ler, a história mesmo sendo infanto-juvenil (o que eu adoro) é muito envolvente. Um homem que cumpriu pena, volta á cidade depois de quase vinte anos, é rejeitado por todos e aquele que lhe dá a mão é vitima de Valjean, mas não o acusa. 

Jean Valjean, voltou da prisão sendo mau, frio e sem compaixão, porém vai aflorando um lado bom que nem ele conhecia, ajudava as pessoas em suas necessidades e por ter se tornado um homem diferente, pegou para si a responsabilidade de criar uma menina, filha de sua funcionária. O apego pela criança é tão grande que o sentimento paterno foi presente em todo o tempo.

É uma história cheia de sentimentos, dramas  cotidianos, superações, transformações do ser humano, nos faz refletir que toda ação tem sua reação e que ás vezes perdemos oportunidades por causa do orgulho, mas há tempo de voltar atrás.

Recomendo, e em breve farei a releitura mais uma vez.


Esse livro participa dos seguintes desafios:

  • Desafio Blog da Clauo: Livros, receitas e países.
  • Desafio IDY 2.0: Relembre a infância.
  • Desafio DML - Um livro da sua infância.



Beijinhos.....



Nenhum comentário:

Postar um comentário