sexta-feira, 30 de setembro de 2016

[Resenha] Sem olhar para trás - Lycia Barros


Sem Olhar para Trás

Título: Sem olhar para trás
Autora: Lycia Barros
Editora: Valentina
Classificação: 5/5      + Favorito


Sinopse:
O novo romance da escritora Lycia Barros narra um drama super comum da sociedade ao longo dos séculos. Um mal que acomete, principalmente, as mulheres. Afinal, quando coagidas, agimos de forma equivocada e facilmente somos influenciadas por nossos medos. No entanto, muitas vezes o sofrimento é o melhor remédio para acordar o espírito. E sempre há tempo para refazermos a nossa trajetória, onde algo surpreendente pode estar nos esperando no fim da linha. Esse é o foco da história de Agatha: é preciso força para recomeçar. As cicatrizes ficam, mas a força de reação é maior.

É minha primeira resenha de um livro da Lycia Barros, porém não é a primeira vez que leio um livro dela, aliás, ela é uma das minhas escritoras preferidas, tenho todos os seus livros e falta ler dois para completar.


Esse livro tem uma temática muito atual, a violência contra a mulher,  violência domestica, tema forte que está em grande destaque na sociedade do século XXI.

Nunca passei por nada parecido e não conheço ninguém próximo que tenha vivido nessa situação, porém a todo momento sofri e senti muita raiva perante tudo o que Agatha passou.

Agatha é uma jovem que saiu cedo da casa de seus pais para viver um "lindo" romance com Bruno, um moço encantador, educado mas que ás vezes ficava bravo de mais. E é aí onde está o perigo, Agatha convivia com os ataques de ciúmes e violência de seu marido e aquilo era normal, sempre a culpava e quando a castigava com surras dizia " Você sabe o porquê da minha reação, a culpa foi sua". E assim foi levando até que a violência se abrangeu e atingiu seu filho e a situação ficou insuportável.

A história inicia com a chegada de Agatha e Gabriel (seu filho) na casa herdada de sua tia. Fugitiva de sua casa, em um lugar do interior onde ninguém conhecia sua história e seria um bom local para se esconder.

Com o passar do tempo começam a criar laços de amizade com as pessoas da região, e a amizade é tão forte e sincera que se tornam uma família.

No decorrer da trama fiquei abismada com os fatos violentos e diários contados pela protagonista, até presenciar um desses momentos na história. Tive muita raiva de Bruno, ficava xingando ele e tudo mais, é muito difícil aceitar esses absurdos que infelizmente não acontecem apenas nos livros.

Como todos os outros livros da autora, eu amei e recomendo. Porém, queria muito mais da história um pouco mais de final feliz, sinceramente Agatha merecia, podia ter mais 500 páginas que eu não iria me importar. Realmente uma trama diferente das clichês que eu costumo e adoro ler, mas valeu muito a pena.

Vou continuar lendo tudo o que Lycia Barros escrever e recomendo á vocês!



"Pois eu acho que tudo é como tem de ser. O problema está no controle. 
Nós sempre queremos ter o controle de tudo... 
A verdade é que nós não temos domínio sobre nada, e isso nos assusta." pág. 128.



Esse livro participa dos seguintes desafios:
  • Desafio Blog da Clauo: Prata da casa
  • Desafio Skoob  2016:  Autora brasileira.
  • Desafio Fuxicando sobre chick-lits: Um chick-lit nacional.


Beijinhos....






Nenhum comentário:

Postar um comentário