quinta-feira, 1 de setembro de 2016

[Resenha] O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint Exupéry.


O Pequeno Príncipe
Título: O pequeno príncipe
Autor: Antoine de Saint-Exupéry
Editora: Agir
Classificação: 4/5




Sinopse:
Um piloto cai com seu avião no deserto e ali encontra uma criança loura e frágil. Ela diz ter vindo de um pequeno planeta distante. E ali, na convivência com o piloto perdido, os dois repensam os seus valores e encontram o sentido da vida. Com essa história mágica, sensível, comovente, às vezes triste, e só aparentemente infantil, o escritor francês Antoine de Saint-Exupéry criou há 70 anos um dos maiores clássicos da literatura universal.


Não é a primeira vez que leio esse livro e cada vez que o pego tenha diversas e distintas opiniões sobre ele. 

Dessa vez, li de uma forma diferente, com menos "inocência", principalmente quando se trata da flor, ela age de uma forma que faz o pequeno príncipe querer agrada-la apenas por peso na consciência, de um jeito ou de outro o manipula.

O livro em si tem uma linguagem graciosa e reflexiva, parece infantil mas também é apropriado para adultos, mesmo com essa visão o que só fez acrescentar mais sentido á história, vi um pequeno príncipe curioso, amável, inocente e até carente (minha opinião).

Há muita aprendizagem envolvida e com linguagem simples e rápida é fácil absorver a mensagem, além de haver muitas ilustrações. No todo, continuo gostando do livro e o acho muito bonito, apesar de que cada vez que o ler posso ter opiniões modificadas.

Na Bienal de São Paulo deste ano (2016) há uma exposição do Pequeno Príncipe com fotos, livros em várias edições, objetos e até monges. É bem interessante, vale a pena conferir, tenho algumas fotos:












"As crianças devem ser muito tolerantes 
com as pessoas grandes" pág. 18





Esse livro participa dos seguintes desafios:

  • Desafio IDY 2.0 - Um livro ilustrado.
  • Desafio DML - Um livro com uma raposa e uma rosa.



Beijinhos......




                                                                                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário