quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Reading Challenge: Minhas Leituras #6




Oiiii. Atualização das leituras:


31º Um livro que você deveria ter lido para a escola, mas não leu.


Título: Iracema
Autor: José de Alencar
Ano: 2009
Páginas: 128
Classificação:  3/5

Sinopse:
A virgem tabajara Iracema apaixonou-se por Martim, um colonizador português. Entre guerras e conflitos, ciúmes e disputa de poder, a história desse amor proibido tem como pano de fundo a cultura indígena, com seus deuses e mitos, a miscigenação do branco com o índio e o surgimento de um novo país numa terra fértil.





“Nunca mais a alegria voltará ao seio de Iracema: ela vai ficar,como o tronco nu, sem ramas nem sombras”



32º Um livro ganhador do prêmio Pulitzer


Título: A cor púrpura
Autor: Alice Walker
Ano: 1982
Páginas: 258
Classificação: 5/5 

Sinopse:

A comovente história da adolescente negra começa em uma pequena cidade na Geórgia (EUA) em 1909. Celie, uma jovem com apenas 14 anos é violentada pelo pai e se torna mãe de duas crianças. Além de perder a capacidade de engravidar, Celie imediatamente é separada dos filhos e da única pessoa no mundo que a ama, sua irmã. Ela é doada por seu pai a "Sinhô", que a trata mais como escrava do que como esposa. Grande parte da brutalidade com que Sinhô a trata provêm por alimentar uma forte paixão por Docí Avery, uma sensual cantora de blues, que foi sua amante e tem grande influência na vida de Celie. Celie fica muito solitária e compartilha sua tristeza em cartas (a única forma de manter a sanidade em um mundo onde poucos a ouvem), primeiramente com Deus e depois com a irmã Nettie, que se tornou missionária na África. Conforme a trama se desenvolve, Celie revela seu espírito brilhante, ganhando consciência do seu valor e das possibilidades que o mundo lhe oferece.

O livro é narrado em primeira pessoa e tem uma linguagem bastante peculiar de uma “quase analfabeta”. 



"A vida é curta, o paraíso que é eterno!"



33º 1º livro de uma trilogia


Título: Uma herança de amor - Quando o fim pode ser o começo
Autor: Lycia Barros
Ano: 2013
Páginas: 320
Classificação: 5/5  + Favorito

Sinopse:
Amanda é uma jovem de 23 anos que foi criada pela avó materna, vivendo no Rio de janeiro, e que passou a vida com uma grande lacuna em relação à lembrança dos pais. Devido a esse hiato de memória, ela atravessou um período de revolta na adolescência, onde trouxe grandes aborrecimentos a sua tutora, que infelizmente acabara de falecer, devido a um súbito câncer. Em seu testamento, a avó pede que Amanda encontre-se com a mãe e permaneça ao lado dela durante trinta dias antes que tome posse de sua herança. E, em homenagem a figura materna que a mesma representou, muito a contra gosto, a neta a obedece. Porém, a única coisa que Amanda sabe sobre a mãe, é que ela era uma alcoólatra e que por isso passou muito tempo vivendo em uma clínica de recuperação. Sobre o pai, Amanda só sabe que o mesmo está morto. Nesse reencontro turbulento, muitas coisas irão acontecer. Em choque, Amanda reencontrará sua mãe recuperada, morando no pequeno município de São Lourenço e vivendo com sua nova família. Profundamente magoada, Amanda desejará descobrir por que nunca foi procurada por ela.E, para piorar, se apaixonará por um homem que poderá mudar todos os planos que ela havia traçado. 



"...sua avó sempre lhe dizia que ter medo era uma coisa natural,mas que o medo não poderia paralisa-la."




34º Um livro que sua mãe ama (No caso, ela amou a novela, infelizmente não gosta muito de ler)



Título: O meu pé de laranja lima
Autor: José Mauro de Vasconcelos
Ano: 1984
Páginas: 192
Classificação: 5/5  + Favorito

Sinopse:
Na obra juvenil mais conhecida de José Mauro, a pobreza, a solidão e o desajuste social vistos pelos olhos ingênuos de uma criança de seis anos. Nascido em uma família pobre e numerosa, Zezé é um menino especial, que envolve o leitor ao revelar seus sonhos e desejos, por meio de conversas com o seu pé de laranja lima, encontrando na fantasia a alegria de viver.

"A verdade (...) é que a mim contaram as coisas muito cedo.”


“Agora sabia mesmo o que era a dor. Dor não era apanhar de desmaiar. Não era cortar o pé com caco de vidro e levar pontos na farmácia. Dor era aquilo, que doía o coração todinho, que a gente tinha que morrer com ela, sem poder contar para ninguém o segredo. Dor que dava desânimo nos braços, na cabeça, até na vontade de virar a cabeça no travesseiro.”





35º  2º livro de uma trilogia

Título: Uma herança de amor - Armadilhas do destino
Autor: Lycia Barros
Ano: 2013
Páginas: 320
Classificação: 5/5  + Favorito

Sinopse:

De todos os filhos de Paulo, Rafael sempre foi o que mais deu trabalho. Após uma infância traumática – incluindo o abandono de sua mãe – ele se reergueu com o apoio da família. Contudo, carregou marcas profundas na sua alma.
Agora, já adulto, Rafael Cavalheiro pretende estabelecer-se definitivamente na cidade maravilhosa, perto do irmão gêmeo e da cunhada, para realizar seu grande sonho: tornar-se um renomado chef de cozinha. Seus planos pareciam perfeitos.
Mas sua vida muda radicalmente ao conhecer Alexia, garota desafiadora e irresistível. E mesmo contra a vontade de ambos, eles se apaixonam. Porém, Rafael e Alexia passarão por diversas turbulências, que deixarão esse inusitado relacionamento ameaçado, pois uma armadilha do destino poderá mudar as suas vidas para sempre.




"Eu sei que há diferença entre casamento e prisão, 
pois na prisão a gente pode jogar futebol aos domingos."




36º  3º livro da trilogia


Título: Uma herança de amor - O plano perfeito
Autor: Lycia Barros
Ano: 2013
Páginas: 331
Classificação: 5/5  + Favorito

Sinopse:
Como caçula da família, Ivy sempre foi superprotegida pelos pais e pelos irmãos.Com isso, passou a infância e a adolescência se sentindo sufocada e deixando que outras pessoas tomassem as decisões mais importantes de sua vida. Porém, aos dezoito anos, tentando romper este ciclo, Ivy muda-se para Ouro Preto para realizar o grande sonho de sua vida: cursar a faculdade de jornalismo para poder trabalhar e ser independente o mais rápido possível. No entanto, a sua trajetória na faculdade dura pouco tempo pois, ao visitar os pais em sua cidade natal - São Lourenço - ela se depara com um misterioso visitante: Leonardo Belford. O homem que irá virar a cabeça da família Cavalheiro - e principalmente a de Ivy - de cabeça para baixo. Afinal, ele estava ali com uma dolorosa missão a cumprir, e não pretendia ir embora até que tudo estivesse consumado.



" As vezes Deus não muda uma situação, 
pois está usando a situação para mudar algo em você."



Até a próxima. Beijos...




Nenhum comentário:

Postar um comentário